sexta-feira, 17 de abril de 2015

Marcos Pereira defende preservação do sistema proporcional e pede rejeição da cláusula de barreira na reforma política

 
Brasília (DF) – O presidente nacional do Partido Republicano Brasileiro (PRB), o advogado Marcos Pereira, afirmou que a reforma política em discussão na Congresso Nacional não pode ser feita de maneira apressada sob o risco de aprovar uma reforma incompleta. “Não façam uma reforma política atordoada, apertada, sob pena de se configurar uma ilegítima reforma. Para que ao invés de uma reforma ampla, não termos que fazer um remendo”. Pereira participou nesta terça-feira (14) de audiência pública realizada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o tema.
Marcos Pereira defendeu que ao invés de mudanças bruscas no sistema de eleição dos candidatos ao legislativo, é preciso aprimorar o sistema proporcional em vigência. Ele destacou que o chamado sistema “distritão”, proposta que conta com o apoio de alguns partidos, é adotado somente no Afeganistão e Jordânia e não pode ser modelo para o Brasil.

O líder do PRB criticou, ainda, a proposta de criação da cláusula de barreira. “Não é sufocando, asfixiando ou mesmo acabando com os partidos médios e pequenos que vamos atender aos apelos das ruas. Até porque o que se viu nas ruas foi a impaciência da sociedade com a corrupção e com toda a razão. Eu não vi, senhoras e senhores deputados, nenhum deputado dos chamados partidos pequenos na famigerada lista do senhor Rodrigo Janot”, defendeu Pereira.

Clique aqui e leia a matéria completa: http://www.prb10.org.br/noticias/marcos-pereira-defende-preservacao-sistema-proporcional-e-pede-rejeicao-da-clausula-de-barreira-na-reforma-politica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário